Oficina 02 – Programação

SOFTWARE BLENDER: MONTAGEM E EDIÇÃO
2º Encontro
DOMINGO À NOITE: Chegada dxs participantes
DIA 1 – SEGUNDA-FEIRA – 13/02/2017
BLOCO 1: 10h – 13h / local – Gramado do gragoatá
Objetivo: 
Contextualizar e organizar a semana
Raciocínio/Desenvolvimento:
– Conversa entre os participantes/informes 
– Leitura da programação
– Definir metas: Projeto de cada filme a ser realizado na oficina.
– Acordo de horários
– Organizar e definir prioridades conjuntamente
– Ouvir: onde sentem mais dificuldade, o que precisa revisar.
Quem faz: Luciano e Tais
Materiais:
Bloco e canetas
Programação impressa
BLOCO 2: 14h30 – 19h / local – Sala 540 A bloco D
Objetivo: Assistir ao material bruto de São José dos Campos. Conhecer o material e já apontar possibilidades de construção. Para isso vamos seguir uma linha afetiva e outra mais pragmática: reconhecer o que toca cada um afetivamente, e destacar quais os principais temas cada entrevista aborda.
Raciocínio/Desenvolvimento:
– Escolher duas entrevistas pra assistir
– Projetar cada entrevista e assistir coletivamente. 
– Registrar as questões, temas, impressões afetivas e idéias para roteirização. 
– Tempo  para cada um organizar as idéias no papel 
– Apresentar impressões ao grupo
Materiais:
projetor
– vídeos no hd
– macbook
– cartolinas/papel craft
– canetas
– fita adesiva
– caixa de som
Jantar 
Programação Noturna – 21hs / local – Cine Arte UFF
Cinema – filme – Animais Noturnos
Nocturnal animals, EUA, 2016, 116`, 16 anos
De Tom Ford
Com Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Armie Hammer
Sinopse: Susan é uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro. Um dia, ela recebe um manuscrito de autoria de Edward, seu primeiro marido. Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa e filha para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra traumas de seu relacionamento fracassado. Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2016, Indicado a 8 BAFTA, Globo de Ouro de Ator Coajuvante para Aaron Taylor-Johnson e indicado ao Oscar na mesma categoria (Michael Shannon)
DIA 2 – TERÇA-FEIRA – 14/02/2017
BLOCO 1: 10h – 13h/ local – Sala 540 A bloco D
Objetivo: Assistir ao material bruto de São José dos Campos. Conhecer o material e já apontar possibilidades de construção. Para isso vamos seguir uma linha afetiva e outra mais pragmática: reconhecer o que toca cada um afetivamente, e destacar quais os principais temas cada entrevista aborda.
Raciocínio/Desenvolvimento:
– Escolher duas entrevistas pra assistir
– Projetar cada entrevista e assistir coletivamente. 
– Registrar as questões, temas, impressões afetivas e idéias para roteirização. 
– Tempo  para cada um organizar as idéias no papel 
– Apresentar impressões ao grupo
Materiais:
projetor
– vídeos no hd
– macbook
– cartolinas/papel craft
– canetas
– fita adesiva
– caixa de som
BLOCO 2: 14h30 – 19h / local – LIDE sala 528 bloco D
Objetivo: Revisar o básico de edição em Blender editando um novo vídeo
Raciocínio/Desenvolvimento:
Desde que viram o Blender pela primeira vez, participantes não tiveram mais contato com a ferramenta ou, provavelmente, com edição de vídeo. Para reavivar as principais funcionalidades, usaremos as gravações realizadas na oficina anterior e redistribuiremos quem edita qual material (ex. quem editou o vídeo sobre a porta editará o do efeito Kuleshov e assim por diante). O desafio agora é fazer uma montagem diferente (quando possível) das gravações anteriores.
Desenvolvimento:
– Chegada e apresentação do módulo (15 min)
– Reassistir às versões finalizadas na oficina anterior e debater o que podemos mudar para uma próxima versão (15 min)
– Edição em Blender + renderização (3h)
– Fechamento (30 min) – Roda de conversa para assistir novas versões editadas, comentários sobre as diferenças e avaliação de quais são as principais dúvidas e/ou dificuldades com relação ao uso do programa.
Quem faz: flavio + Luciano e Tais
Materiais: Computadores com Blender instalado + mouse + fones de ouvido + materiais gravados na última oficina. É bom termos câmeras à mão caso participantes queiram regravar algum material. Lousa ou papel de flipchart nas paredes (com giz ou canetões) para anotar os principais atalhos do programa. Telão ou televisor para mostrar dúvidas comuns sobre o programa a todes.
DIA 3 – QUARTA-FEIRA –  15/02/2017
BLOCO 1: 10h – 13h / local – Sala 540 A bloco D
Objetivo: Assistir ao material bruto de São José dos Campos. Conhecer o material e já apontar possibilidades de construção. Para isso vamos seguir uma linha afetiva e outra mais pragmática: reconhecer o que toca cada um afetivamente, e destacar quais os principais temas cada entrevista aborda.
Raciocínio/Desenvolvimento:
– Escolher duas entrevistas pra assistir
– Projetar cada entrevista e assistir coletivamente. 
– Registrar as questões, temas, impressões afetivas e idéias para roteirização. 
– Tempo  para cada um organizar as idéias no papel 
– Apresentar impressões ao grupo
Materiais:
projetor
– vídeos no hd
– macbook
– cartolinas/papel craft
– canetas
– fita adesiva
– caixa de som
BLOCO 2: 14h30 – 19h / local – LIDE sala 528 bloco D
Objetivo: Ter os primeiros recortes relativos às entrevistas, de modo a organizar as bases para a edição dos minidocumentários
Raciocínio/Desenvolvimento:
Uma vez que todo o material tenha sido assitido por todes, é preciso um exercício pessoal de cada pessoa relacionado à seleção das falas que pretende usar (ou que se identifica mais) de cada entrevista. Este módulo é preparatório para a manhã do dia seguinte, quando les participantes montarão os roteiros.
Desenvolvimento:
– Apresentação do módulo e objetivos (15 min)
– Organização do espaço da sala (15 min) – Distribuir participantes em estações de trabalho separadas fisicamente umas das outras, para maior concentração e introspecção.
– Execução (90 min + 20 min intervalo + 90 min) – Cada participante deve selecionar as entrevistas que usarão pela ordem de maior  identificação/maior utilidade das falas dentro da linha narrativa intuitiva que cada uma/um possui. Jogar cada entrevista em uma Sequência dentro da Linha do Tempo do Blender. Primeira edição: fazer recortes e agrupamentos temáticos e descarte de material que não deverá ser usado.
– Encerramento (40 min) – Avaliação de quanto progredimos com relação ao material. Roda de conversa para que cada participante conte quais trechos selecionou e por que selecionou.
Quem faz: flavio + Luciano e Tais
Materiais: HDs com materiais brutos já transcodificados em MJPEG. Computadores com Blender instalado + mouse + fones de ouvido. 
DIA 4 – QUINTA-FEIRA – 16/02/2017
BLOCO 1: 10h – 13h
Objetivo: Montar Projeto de cada filme a ser realizado por cada participante
Cada um deverá montar um pequeno projeto que expresse o filme que querem realizar a partir do material bruto filmado pela Rede de Jovens
Raciocínio/Desenvolvimento:
O projeto é individual, mesmo que dialoguem, será editado individualmente
Apresentar esboço desse projeto:
     Sinopse (o que)
     Argumento (como)
     Roteiro (se já houver idéias)
     Tempo estimado 
Apresentar sistematização de impressões do ultimo encontro
Tempo para cada um escrever e desenvolver as idéias
Quem faz:
Materiais:
projetor
– vídeos no hd
– macbook
– cartolinas/papel craft
– canetas
– fita adesiva
– caixa de som
Filmes:
– pensar em um bom filme que tenhamos acesso ao projeto escrito (???)
BLOCO 2: 14h30 – 19h / local – LIDE sala 528 bloco D
Objetivo: Montagem da introdução de um dos blocos do minidoc de cada participante
Raciocínio/Desenvolvimento:
Com os principais trechos de entrevistas selecionados (dia anterior) e com o rascunho de um roteiro de base (manhã deste mesmo dia), podemos encaminhar para um exercício de montagem que tente introduzir o tema a ser trabalhado por cada participante. Este exercício deve ser feito:
– em duplas, de modo que uma das pessoas assuma o papel de direção (assista a materiais de cobertura, pense em como pode ser a linha narrativa) e outra o papel de editor (executando as vontades da direção). Ponto positivo para esta abordagem: quem está com o lado criativo fica liberade para criar, enquanto quem está na edição fica focade em resolver os pepinos relacionados ao programa. Ponto de ressalva: é preciso que cada pessoa tenha clareza sobre o seu papel, para que ambas não se percam tentando ajudar à outra, tanto sobre quais materiais usar como sobre as dificuldades em mexer com o programa.
– de forma individual, de modo que a mesma pessoa busque o material a ser usado e resolva as dificuldades relativas ao uso do programa.
Para fazer essa escolha, é preciso avaliar como foram as sessões anteriores de edição e de roteirização, assim como estabelecer um pacto com o grupo.
Desenvolvimento:
– Apresentação do módulo e escolha se exercício será feito em duplas ou de forma individual (15 min)
– Primeira sessão de execução (90 min)
– Intervalo (15 min)
– Roda de conversa para avaliação do andamento – dúvidas e dificuldades (15 min)
– Segunda sessão de execução (120 min)
– Fechamento da sessão (15 min) – Roda de conversa para avaliação geral dos resultados
Quem faz: todes
Materiais: HDs com materiais brutos já transcodificados em MJPEG. Computadores com Blender instalado + mouse + fones de ouvido. 
DIA 5 SEXTA FEIRA – 13/02/2017
BLOCO 1: 12h – 18h / local – Sala 540 A bloco D
Objetivo: 
Apresentação dos projetos
Avaliação e encaminhamentos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s